Projetos Referenciados Nacionalmente

1. Telecentro Comunitário

Desenvolvido de 1999 a 2011, inicialmente em parceria com a Caixa Beneficente da Polícia Militar da Paraíba em João Pessoa, mas também em conjunto com a União das Equipes Sociais de Campina Grande (UCES) e a Agência Municipal do Desenvolvimento de Campina Grande (AMDE), o Telecentro Comunitário contou também com o apoio do Banco do Brasil. Foram oferecidos cursos de informática livre e profissionalizante, além do acesso à internet, envio e recebimento de e-mail e demais serviços disponíveis no mundo virtual.

2. Jardim Veneza

Premiado em 2000 pela Federação Nacional de Estudantes de Administração, o atual coordenador geral realizou, junto com a Fundação Sistêmica, o projeto Jardim Veneza que teve como objetivo a Educação Ambiental e Alfabetização de Adultos na comunidade Jardim Veneza em João Pessoa. Várias turmas foram concluídas. No campo da educação ambiental realizamos diversas oficinas utilizando material reciclável, como garrafas pet na fabricação de vassouras, além de termos realizado a análise das águas do Rio Janjão em parceria com o Curso de Tecnologia Ambiental do CEFET. O Projeto foi desenvolvido em parceria com a ONG local “Casa da Mulher Renasce Companheiras” e teve o apoio de organizações governamentais do município.

3. Casa Brasil Campina Grande

A Fundação Sistêmica, a Prefeitura Municipal de Campina Grande – PMCG (através da SEDUC e AMDE), a Cooperativa Cultural – CODISMA, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – Paqtc e a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG constituíram o núcleo local de parceiros do governo federal no funcionamento do Casa Brasil no período de 2007-2010 com o objetivo da universalização do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação.

4. Nosso Ambiente

Selecionado pelo Conselho Federal de Direitos Difusos, dentre mais de 3.500 projetos em nível nacional. Proporcionou condições para os moradores do assentamento rural Venâncio Tomé em Campina Grande-PB desenvolverem atividades sustentáveis no uso dos recursos naturais, bem como promover a sensibilização ambiental de moradores da zona urbana, buscando garantir melhor qualidade de vida.
As atividades foram a apicultura, a rearborização com 20.000 mudas de árvores nativas, o cultivo de 10.000 mudas de sabiá, a produção de biofertilizantes e a educação ambiental que incluiu além de oficinas e palestras em escolas, a produção pelos próprios moradores de 10.000 cartilhas educativas.

5. Incubadora de Empreendimentos Solidários

Apoiado pela Fundação Banco do Brasil, contemplou: A) Curso de Montagem e Manutenção de Micros; B) Curso de Gestão, Consultoria e Incubação de Empreendimentos Solidários.

6. Projete-se com Cultura

Objetivando a instalação de uma Sala Comunitária de projeção audiovisual com tecnologia digital para a difusão da produção audiovisual brasileira independente, através da exibição não comercial de filmes e obras audiovisuais sem fins comerciais, a Fundação Sistêmica, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Projeto aprovado em dezembro de 2006 pelo programa Ponto de Difusão Digital), iniciou o desenvolvimento do Projete-se Com Cultura.

7. Outros Projetos

Os projetos que se encontram atualmente em execução podem ser acessados na Aba Projetos.