Projetos e Articulações em Execução

1. Projeto Cultural Quilombola Luzes do Amanhã

Projeto de impacto social para o público infantojuvenil, promovendo a oferta de oficinas para o desenvolvimento integral da criança e adolescente, conduzindo-os a vivências dos conteúdos trabalhados nos pilares fundamentais: Artes (Música e Dança); Consciência Ecológica; e Tecnologia da Informação (Informática, Programação e Robótica), tudo isso trabalhado dentro de um processo de educação baseado em valores humanos.
Mais informações: https://www.sistemica.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Projeto-Luzes-do-Amanha.pdf

2. Qualificação do SISAN na Paraíba

Em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH-PB) temos realizado o Projeto de Combate à Fome por meio da Qualificação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no território paraibano. O projeto inclui o assessoramento a gestores e técnicos governamentais e integrantes da sociedade civil na área da Adesão Municipal ao SISAN; Gestão das Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN’s) e dos Conselhos Estadual e Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional(CONSEA´s); Elaboração e Monitoramento de Planos de Segurança Alimentar e Nutricional; dentre outros temas congêneres. As ações não raramente atendem também a outros Estados da federação e seus municípios.

Certificados de Eventos
Dia Mundial da Alimentação em 26/10/2022
https://www.sistemica.org.br/wp-content/uploads/2022/10/Certificados-DIA-MUNDIAL-DA-ALIMENTACAO.pdf

3. Difusão da Língua Internacional Esperanto

Uma das nossas finalidades estatutárias é a difusão da Língua Internacional, criada pelo polonês Luíz Zamenhof, o Esperanto. A Fundação Sistêmica tem assumido o protagonismo institucional na Paraíba nessa área nos últimos anos, coordenando em parceria com outras instituições esperantistas do nordeste brasileiro o Encontro Nordestino de Esperanto que ocorre anualmente.

4. Participação em Conselhos, Fóruns e Coletivos

Portarias de Representações:
I – FPBSSAN (Fórum Paraibano de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional):
https://www.sistemica.org.br/wp-content/uploads/2022/10/PORTARIA-FS-002-2022-FPBSSAN.pdf

Fórum Paraibano de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – FPBSSAN

II – FEES-PB (Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba)

https://www.sistemica.org.br/wp-content/uploads/2022/10/PORTARIA-FS-001-2022-FEES-PB.pdf

.

5. Projeto Elabora PLANSAN

  • Objetivo: Qualificar a gestão da Política de Segurança Alimentar e Nutricional na Paraíba através do assessoramento a municípios na construção dos Planos Municipais de SAN.
  • Público Alvo: 10 Municípios Paraibanos (Bayeux, Boa Vista, Dona Inês, Gurinhém, Mulungu, Picuí, Pitimbu, Serra Branca, Serraria e Sumé).
  • Critérios de Seleção: 1-  Adesão ao SISAN concluída, 2- Representatividade por Regiões Geoadministrativas, 3- Interesse e Compromisso na Participação do Projeto.
  • Origem do Recurso: Emenda do Gabinete do Deputado Federal Frei Anastácio.
  • Mais Informações: Acesse Aqui.